O Instituto Espaço Silvestre é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, com a missão de contribuir para a conservação da biodiversidade através da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico.

A VIDA SELVAGEM colaborou com o licenciamento e a implantação do mantenedouro de fauna refugio das aves, que abrigou os papagaios – de – peito -roxo (Amazona vinacea), além de outras espécies até o ano de 2016. Em parceria com o projeto de soltura do  papagaio – de – peito –roxo, houve uma fusão dos trabalhos com o instituto espaço silvestre presidido pela antiga proprietária do mantenedouro, onde os esforços foram direcionados para o papagaio do peito roxo.

Atualmente, o projeto atua com o recolhimento de animais de cativeiro, oriundos do tráfico, de apreensões ou de entregas voluntárias. Recupera e prepara os animais para a vida livre. São realizados testes sanitários e comportamentais que selecionam as aves aptas a soltura. Após a soltura, também é realizado o monitoramento dessas aves. Todo o processo gera dados para pesquisa científica também realizada pelo instituto. Também cria ações de educação ambiental e projetos que envolvem as comunidades do entorno das áreas de soltura, reforçando o envolvimento e o apoio dessas comunidades a uma causa maior.