Florianópolis / SC
contato@consultoriavidaselvagem.com.br (48) 98809-9314

Aves

Fauna - Vida Selvagem

Aves

Aves

As aves representam os organismos vertebrados encontrados em praticamente todas as regiões do planeta. Seu tamanho pode variar de 6 cm de comprimento e 2 g de peso, como é observado em algumas espécies de beija-flor, até mais de 2 metros de altura e 160 kg, no caso do avestruz.

Reúne uma classe muito numerosa, com mais de 8 mil espécies identificadas e catalogadas, cujas características mais marcantes estão relacionadas com o vôo.

Além da conformação corpórea aerodinâmica, a maioria das aves é recoberta por penas, uma estrutura extremamente útil à forma de locomoção, devido à composição queratinizada e formato com arquitetura imbricada. Além de constituir um eficiente isolante, mantendo constante a temperatura corporal.

Assim como os mamíferos, as aves são animais homeotérmicos (de sangue quente), conservando a temperatura de seu sistema orgânico independente das condições ambientais.

As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.

Note que TODOS OS PÁSSAROS SÃO AVES, MAS NEM TODAS AS AVES SÃO PÁSSAROS. Os pássaros estão incluidos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.

Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, as ratitas não podem voar ou apresentam voo limitado, uma característica considerada secundária, ou seja, adquirida por espécies “novas” a partir de ancestrais que conseguiam voar. Muitas outras espécies, particularmente as insulares, também perderam essa habilidade. As espécies não-voadoras incluem o pinguim, avestruz, quivi, casuar e o extinto dodo. Aves não-voadoras são especialmente vulneráveis à extinção por conta da ação antrópica direta (destruição e fragmentação do habitat, poluição, etc.) ou indireta (introdução de animais/plantas exóticas, mamíferos em particular).

No seu caminho evolutivo, as aves adquiriram várias características essenciais que permitiram o voo ao animal. Entre estas podemos citar:

Endotermia

  • Desenvolvimento das penas
  • Desenvolvimento de ossos pneumatizados
  • Perda, atrofia ou fusão de ossos e órgãos
  • Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos

Postura de ovos

  • Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas
  • Ausência de bexiga urinária
  • Ausência de dentes
  • Corpo leve e aerodinâmico

Estudos apontam que a origem das penas se deu a partir de modificações das escamas dos répteis, tornando-se cada vez mais diferenciadas, complexas e, posteriormente, vieram a possibilitar os voos planado e batido.

Com relação a características ósseas relacionadas à adaptação ao voo, podemos citar:

Diminuição do crânio, sendo este composto por ossos completamente fusionados no estágio adulto;

Rostrum (mandíbula + maxilar) leve, podendo ser “oco” (p. ex. em tucanos, Ramphastidae) e coberto por uma camada córnea, a ranfoteca;

Forame magno direcionado posteriormente, facilitando a posição “horizontal” da ave (quando em voo);

Diminuição do número de vértebras, em especial no sinsacrum (fusão de vértebras e outros ossos da cintura pélvica) e pigóstilo (vértebras caudais fusionadas);

Tarsos (mãos) com grande fusão de ossos, sendo que atualmente só se observam três dedos;

Fusão das clavículas formando a fúrcula (conhecido popularmente como “osso da sorte”), como adaptação ao fechamento dos órgãos dentro de uma caixa óssea;

Costelas dotadas de um processo uncinar (projeção óssea posteriormente direcionada de modo a fixar uma costela com a costela imediatamente atrás), também uma adaptação ao fechamento;

Prolongamento do osso esterno e desenvolvimento da carena ou quilha esternal, sendo que, o primeiro também é uma adaptação à formação da caixa óssea e o segundo uma adaptação para a implantação dos músculos do voo, necessariamente fortes.

Fusão de ossos nas pernas (apêndices locomotores posteriores) formando a tíbia-tarso e tarso-metatarso.

Quanto a outros órgãos, as aves perderam os dentes e a bexiga, e a grande maioria dos grupos de aves perdeu o ovário direito. O sistema de sacos aéreos funciona em conjunto com o sistema respiratório (por isso a respiração em aves é diferente dos outros grupos de tetrápodes). Ainda tem função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).

Morfologia

Do ponto de vista morfológico, as aves constituem um grupo um tanto particular e uniforme dentro dos tetrápodes (Tetrapoda) atuais. Particular porque se distinguem facilmente de outros grupos de animais vivos e uniformes porque, apesar do grande número de espécies e adaptações das mais variadas para diferentes nichos ecológicos, o grupo como um todo mantém sua morfologia bastante semelhante (diferentemente, p. ex., dos mamíferos).

Entre as características morfológicas de grande importância ecológica e evolutiva, estão o formato do bico e dos pés, e a proporção área alar/tamanho corporal.

Do ponto de vista sistemático, a estrutura da siringe (órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons) é de particular interesse, tendo sido de fundamental importância na divisão da ordem Passeriformes em Tyranni (Suboscines, ou “aves gritadoras”) e Passeri (Oscines, ou “aves canoras, que cantam”). Mais recentemente, a estrutura da siringe também tem sido usada para estudos filogenéticos em grupos de aves não-Passeriformes (p. ex. os Falconiformes).

Reprodução

A reprodução da ave é interna. A fêmea tem ovários, onde produz óvulos. O macho tem testículos e libera espermatozóides.

Fichas Biológicas das Aves

ANSERIFORMES: Patos, Cisnes, Gansos, Marrecos, etc…

COLUMBIFORMES: Pombas, Rolinhas, Juriti, etc…

ESTRIGIFORMES: Corujas

FALCONIFORMES: Águias, Gaviões, Falcões, etc…

GALLIFORMES: Mutuns, Jacus, Jacutingas, Aracuãs, Urus, Faizões, Pavões, etc…

PASSERIFORMES: Curió, Canários, Trinca-ferro, Sabiás, Gralhas, etc…

PICIFORMES: Tucanos, Araçaris, Pica-paus, etc…

PSITACIFORMES: Araras, Papagaios, Calopsitas, Jandaias, Ararajubas, etc…

STRUTHIONIFORMES: Ema, Avestrus

TINAMIFORMES: Macuco, Inhambus, Perdiz, etc…

CICONIIFORMES: Garça, Guará, Colhereiro, Socó, etc…

PHOENICOPTERIFORMES: Flamingos

SPHENISCIFORMES: Pinguins

 
Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241
Bairro: Stº Antônio Lisboa
Florianópolis - SC

Nossa empresa

Logomarca do rodapé

Razão Social: Assistencia Médica Veterinária Vida Selvagem Ltda
CNPJ: 10145398/000108
Responsável: Rogério Leonel Vieira

Últimos posts

Endereço e contatos

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, 241 
Stº Antônio Lisboa - Florianópolis / SC
CEP: 88050-400

(48) 98809-9314
(48) 98809-9314

Fale WhatsApp